O que é Airsoft?

Airsoft (ou Softair) é um jogo desportivo onde os jogadores participam de simulações deoperações policiais, militares ou de mera recreação com armas de pressão que atiramprojéteis plásticos não letais, utilizando-se frequentemente de tácticas militares. É praticado em ambientes fechados ou ao ar livre, frequentemente em áreas de grande extensão.

As armas estão em escala de 1:1 (ou às vezes mini ou ‘3/4’), podem ser de metal, plástico (ABS) e/ou madeira e disparam projéteis de 6 ou 8 mm que pesam entre 120-600 miligramas (conhecidas como BBs). De acordo com uma determinação do Exército Brasileiro, o calibre das armas Airsoft são limitados a 6 mm.

A propulsão da arma pode ser através de molas (springs), mecanismos eléctricos (AEG) ou gás comprimido (GBB) incluindo gás propano (ou green gas, que é propano adicionado com óleo lubrificante, como o silicone por exemplo), cápsulas de CO2, ar, gás refrigerante HFC134a e algumas armas podem funcionar a HPA (High Pressure Air) como algumas armas de Paintball.

O jogo é bastante popular em vários países asiáticos, como o Japão, China, Taiwan, Coreia do Sul e Filipinas, onde armas reais são difíceis de obter devido a leis locais. Devido a isto, a maior parte das armas de Airsoft e acessórios são fabricados nestes países. O Airsoft é um esporte regulamento no Brasil através da portaria 002-COLOG, de 26 de
Fevereiro de 2010 e do Decreto Nº 3.665, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2000, conhecido como R-
105, e seu Anexo I, que fornece a relação dos produtos controlados.